IV Congresso Brasileiro de Alimentação para Coletividade - IV CONBAC
III Congresso Latino Americano de Alimentação para Coletividade - III CONLAC

O EVENTO

Em 2015, Goiânia (GO) sediará o IV Congresso Brasileiro de Alimentação para Coletividade – CONBAC, e o III Congresso Latino Americano de Alimentação para Coletividade – CONLAC, eventos que aproximarão os profissionais da Alimentação para Coletividade a Contemporaneidade, Segurança Alimentar e Nutricional e a Estética do Gosto. Será mais um passo no propósito de consolidar a força da categoria e unir colegas de diferentes segmentos do campo da alimentação.

Da mesma forma, o IV CONBAC e o III CONLAC serão mais um importante capítulo de uma história iniciada no ano de 2008, quando o Conselho regional de Nutricionistas no Rio Grande do Sul (CRN2) por meio da Comissão de Fiscalização promoveu o 1º Simpósio Estadual de Alimentação Coletiva. Na abertura do Simpósio a então presidente da Federação Nacional dos Nutricionistas –FNN, lançou o Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva- CONBAC a semente foi plantada.

Até então, era restrito o espaço em congressos para o segmento da alimentação para coletividade. Para preencher esta lacuna, as comissões organizadoras do congresso construíram o conceito do evento com o foco em oferecer aos colegas temáticas relacionadas ao momento do mercado, ou seja, a premissa era atender e antecipar as demandas nos segmentos do comercio, empresas e educação e adotar como norteador os eixos Produto, Saúde e Serviços.

O I Congresso Brasileiro de Alimentação para Coletividade ocorreu de 1 a 3 de outubro de 2009, no Centro de eventos da PUC, em Porto Alegre (RS). O tema do Congresso foi Crise de Abastecimento Mundial x Segurança Alimentar. Foi um encontro rico em troca de experiências e participação de profissionais que consolidou que esse era o caminho. No congresso ficou definido que a partir de então, todas as próximas edições aconteceriam a cada dois anos, em diferentes bases sindicais, com promoção do Instituto de Formação Profissional e Sindical – IFPS, com a chancela da FNN.

Em novembro de 2011, Florianópolis (SC) sediou o II CONBAC - ocasião em que também foi realizado o I Congresso Latino Americano de Alimentação para Coletividade – I CONLAC, que teve o tema Sustentabilidade e Biodiversidade. O evento contou com a presença com palestrantes da America Latina e grande número de pôsteres, que evidenciaram o papel do nutricionista envolvido na produção cientifica. Durante o congresso reuniram-se os docentes que atuam em alimentação para coletividade, cuja pauta central foi à renovação dos conceitos e as necessidades de mercado alinhada a formação interdisciplinar do nutricionista.

Em 2013, Fortaleza (CE) sediou o III CONBAC e o II CONLAC de 13 a 15 de novembro com o tema Nutricionista x Biodiversidade Regional x Copa 2014. Nesta edição ganhou destaque o debate em torno das megatendências em produtos e serviços, sem deixar de revelar aos participantes o novo olhar e a importância da biodiversidade regional.

Novamente houve superação em número de participantes e pôsteres apreciado. Dentre os temas abordados a maior evidência foi o debate e o lançamento do Consenso e Alimentação para Coletividade – fenômeno que esperamos ver se repetir em 2015 e, Goiânia.

Maria de Fátima Fhuro
Presidente do IV Conbac e FNN